domingo, 16 de outubro de 2011

RESUMO REFERENTE AO TEXTO 3


Portal Público BHTRANS Fonte: Ricardo Lott, DPL, BHTRANS: Tácio Porto, GEDIV, BHTRANS.


A BHTRANS estuda projeto que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.
O Programa pedala BH é coordenado pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), que tem como objetivo trazer melhoria ao trajeto do ciclista belo-horizontino, segundo Ricardo Lott, assessor da diretoria de planejamento da BHTRANS, o que não falta são boas ideais, projeções e análise, a fim de que o ciclista encontre boas condições de ciclovia e estacionamento rotativo, em áreas comerciais. Outra finalidade do programa é fazer com que o projeto tenha boa aceitação nas áreas urbanas.
Em Belo Horizonte, a ciclovia já tem 22Km de extensão, sendo que metade faz parte da orla da Lagoa da Pampulha, um total de seis redes cicloviárias, que só no próximo ano será entregue à população. Isso para que o povo  passe a usar a bicicleta não apenas como lazer, mas que a encare como transporte alternativo.
Já na Estação Vilarinho o bicicletário já está projetado e deve ser implantado em breve. Existe também um projeto detalhado para a estação São Gabriel, com acesso controlado e gratuito aos ciclistas que usam a bicicleta até a Estação, e de lá continuam sua viagem usando o sistema de transporte público, tendo a sua disposição a guarda do veículo de seis horas da manhã até as nove horas da noite.
Outro incentivo, para que os ciclistas adotem a bicicleta como transporte público, é a transformação de parte dos estacionamentos rotativos da Capital em local de paradas de bicicletas.  Há projetos para Savassi, Parque JK, entorno da Praça Raul Soares e Mercado Central, sendo que os equipamentos de paraciclos já foram projetados e aprovados, esperando tão somente aprovação da regulação urbana.
A preservação ambiental também deverá ser apresentada como exigência, que tem como finalidade a melhoria da mobilidade urbana, sendo este mais um incentivo de conscientização da população, no uso das bicicletas como alternativa de transporte. De acordo com Tácio Porto, gerente de Diretrizes Viárias, a BHTRSNS se preocupa se todos os empreendimentos estão de acordo com as exigências quanto a seu licenciamento ambiental.
O que a BHTRANS espera é que, com todos estes projetos, a população se torne cada vez mais receptiva a este meio de transporte, visando ao trânsito mais livre, ao ar menos poluído e à saúde melhor para todos.

Assinatura:  Marisa C. S. Oliveira

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TEXTO 3

Fonte: Ricardo Lott, DPL, BHTRANS; Tácio Porto, GEDIV, BHTRANS.


Belo Horizonte oferece facilidades a ciclistas

BHTRANS estuda projetos que incentivam uso da bicicleta como meio de transporte alternativo

O programa Pedala BH, coordenado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), visa trazer muitas melhorias para os ciclistas da capital mineira. De acordo com Ricardo Lott, assessor da Diretoria de Planejamento da BHTRANS, várias idéias estão em fase de análise, projeção e implementação. Dentre os planos da empresa é possível destacar a criação e revitalização de ciclovias, a oferta de bicicletários, a criação de estacionamentos rotativos para bicicletas em áreas comerciais e a divulgação de novas exigências para empreendimentos de grande impacto no que se refere à mobilidade urbana.
As ciclovias de Belo Horizonte totalizam, atualmente, 22 km de extensão, dos quais metade faz parte da orla da Lagoa da Pampulha. Um total de seis redes cicloviárias, que devem estar disponíveis à população no próximo ano, vem com a intenção de fazer com que o ciclista deixe de utilizar os percursos apenas para o lazer e encare a bicicleta como meio de transporte alternativo. O projeto, que deve ser concluído em outubro, prevê a revitalização de vários trechos existentes bem como a construção de mais 19 km de ciclovias espalhadas pela cidade.
O bicicletário da Estação Vilarinho já está projetado e deve ser implantado em breve, oferecendo aos ciclistas maior conforto em seus trajetos. Existe também um projeto detalhado para a Estação São Gabriel, em que o bicicletário terá acesso controlado e será de uso gratuito aos usuários que continuarem sua viagem com o sistema de transporte público. Com guardas disponíveis das 6 da manhã às 9 da noite, o local também disponibilizará aos ciclistas serviços de revisão e reparos de bicicletas, lojas de peças e equipamentos.
A transformação de parte dos estacionamentos rotativos da capital em local de parada de bicicletas também deve fazer com que o ciclista adote a idéia de fazer uso deste meio alternativo de transporte. Há projetos para Savassi, Parque JK, entorno da Praça Raul Soares e Mercado Central em que áreas de estacionamento de bicicletas serão equipadas com paraciclos. Os equipamentos já foram projetados e aprovados, e agora aguardam implementação e aprovação da regulação urbana.
As obras de grande impacto ambiental também deverão se adaptar às exigências que visam melhorar a mobilidade urbana de Belo Horizonte. As novas edificações da capital mineira deverão oferecer bicicletários para que os cidadãos possam guardar suas bicicletas com segurança no local. De acordo com Tácio Porto, gerente de Diretrizes Viárias, a BHTRANS adota como prática a análise dos empreendimentos de impacto, verificando se estes se encontram em conformidade com a exigência quando de seu licenciamento ambiental.
Com todas estas facilidades, a BHTRANS espera que cada vez mais os cidadãos se tornem adeptos da bicicleta como meio de transporte alternativo. Desta forma, a cidade ficará menos congestionada, o ar ficará mais limpo e a saúde da população também apresentará melhoras. Enfim, todo mundo sai ganhando!
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