domingo, 16 de outubro de 2011

RESUMO REFERENTE AO TEXTO 3


Portal Público BHTRANS Fonte: Ricardo Lott, DPL, BHTRANS: Tácio Porto, GEDIV, BHTRANS.


A BHTRANS estuda projeto que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.
O Programa pedala BH é coordenado pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), que tem como objetivo trazer melhoria ao trajeto do ciclista belo-horizontino, segundo Ricardo Lott, assessor da diretoria de planejamento da BHTRANS, o que não falta são boas ideais, projeções e análise, a fim de que o ciclista encontre boas condições de ciclovia e estacionamento rotativo, em áreas comerciais. Outra finalidade do programa é fazer com que o projeto tenha boa aceitação nas áreas urbanas.
Em Belo Horizonte, a ciclovia já tem 22Km de extensão, sendo que metade faz parte da orla da Lagoa da Pampulha, um total de seis redes cicloviárias, que só no próximo ano será entregue à população. Isso para que o povo  passe a usar a bicicleta não apenas como lazer, mas que a encare como transporte alternativo.
Já na Estação Vilarinho o bicicletário já está projetado e deve ser implantado em breve. Existe também um projeto detalhado para a estação São Gabriel, com acesso controlado e gratuito aos ciclistas que usam a bicicleta até a Estação, e de lá continuam sua viagem usando o sistema de transporte público, tendo a sua disposição a guarda do veículo de seis horas da manhã até as nove horas da noite.
Outro incentivo, para que os ciclistas adotem a bicicleta como transporte público, é a transformação de parte dos estacionamentos rotativos da Capital em local de paradas de bicicletas.  Há projetos para Savassi, Parque JK, entorno da Praça Raul Soares e Mercado Central, sendo que os equipamentos de paraciclos já foram projetados e aprovados, esperando tão somente aprovação da regulação urbana.
A preservação ambiental também deverá ser apresentada como exigência, que tem como finalidade a melhoria da mobilidade urbana, sendo este mais um incentivo de conscientização da população, no uso das bicicletas como alternativa de transporte. De acordo com Tácio Porto, gerente de Diretrizes Viárias, a BHTRSNS se preocupa se todos os empreendimentos estão de acordo com as exigências quanto a seu licenciamento ambiental.
O que a BHTRANS espera é que, com todos estes projetos, a população se torne cada vez mais receptiva a este meio de transporte, visando ao trânsito mais livre, ao ar menos poluído e à saúde melhor para todos.

Assinatura:  Marisa C. S. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário