terça-feira, 11 de outubro de 2011

TEXTO 3

Fonte: Ricardo Lott, DPL, BHTRANS; Tácio Porto, GEDIV, BHTRANS.


Belo Horizonte oferece facilidades a ciclistas

BHTRANS estuda projetos que incentivam uso da bicicleta como meio de transporte alternativo

O programa Pedala BH, coordenado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), visa trazer muitas melhorias para os ciclistas da capital mineira. De acordo com Ricardo Lott, assessor da Diretoria de Planejamento da BHTRANS, várias idéias estão em fase de análise, projeção e implementação. Dentre os planos da empresa é possível destacar a criação e revitalização de ciclovias, a oferta de bicicletários, a criação de estacionamentos rotativos para bicicletas em áreas comerciais e a divulgação de novas exigências para empreendimentos de grande impacto no que se refere à mobilidade urbana.
As ciclovias de Belo Horizonte totalizam, atualmente, 22 km de extensão, dos quais metade faz parte da orla da Lagoa da Pampulha. Um total de seis redes cicloviárias, que devem estar disponíveis à população no próximo ano, vem com a intenção de fazer com que o ciclista deixe de utilizar os percursos apenas para o lazer e encare a bicicleta como meio de transporte alternativo. O projeto, que deve ser concluído em outubro, prevê a revitalização de vários trechos existentes bem como a construção de mais 19 km de ciclovias espalhadas pela cidade.
O bicicletário da Estação Vilarinho já está projetado e deve ser implantado em breve, oferecendo aos ciclistas maior conforto em seus trajetos. Existe também um projeto detalhado para a Estação São Gabriel, em que o bicicletário terá acesso controlado e será de uso gratuito aos usuários que continuarem sua viagem com o sistema de transporte público. Com guardas disponíveis das 6 da manhã às 9 da noite, o local também disponibilizará aos ciclistas serviços de revisão e reparos de bicicletas, lojas de peças e equipamentos.
A transformação de parte dos estacionamentos rotativos da capital em local de parada de bicicletas também deve fazer com que o ciclista adote a idéia de fazer uso deste meio alternativo de transporte. Há projetos para Savassi, Parque JK, entorno da Praça Raul Soares e Mercado Central em que áreas de estacionamento de bicicletas serão equipadas com paraciclos. Os equipamentos já foram projetados e aprovados, e agora aguardam implementação e aprovação da regulação urbana.
As obras de grande impacto ambiental também deverão se adaptar às exigências que visam melhorar a mobilidade urbana de Belo Horizonte. As novas edificações da capital mineira deverão oferecer bicicletários para que os cidadãos possam guardar suas bicicletas com segurança no local. De acordo com Tácio Porto, gerente de Diretrizes Viárias, a BHTRANS adota como prática a análise dos empreendimentos de impacto, verificando se estes se encontram em conformidade com a exigência quando de seu licenciamento ambiental.
Com todas estas facilidades, a BHTRANS espera que cada vez mais os cidadãos se tornem adeptos da bicicleta como meio de transporte alternativo. Desta forma, a cidade ficará menos congestionada, o ar ficará mais limpo e a saúde da população também apresentará melhoras. Enfim, todo mundo sai ganhando!
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