terça-feira, 27 de setembro de 2011

RESENHA REFERENTE AO TEXTO 2

Fonte: Leandro Cardoso- Transporte Alternativo: Riscos e possibilidades – reflexões sobre o caso de Belo Horizonte; Fevereiro de 2003.

Neste texto, Cardoso aborda o tema do transporte público alternativo em Belo Horizonte. Ele diz que o problema dos veículos irregulares nos faz voltar no tempo e relembrar das “peruas”, que, mesmo irregulares, agilizavam a nossa volta para a casa ou qualquer outro trajeto, sem depender de ônibus lotados e passageiros mal educados.
A questão é a ilegalidade desses meios, que foram proibidos por meio de liminar. Desde então, implantou-se o Serviço Público de Transporte Coletivo Suplementar de Passageiros (STSP). Esse serviço refere-se aos ônibus suplementares, cuja deficiência também já está visível, pois os micro-ônibus só andam cheios, e a quantidade de veículos é escassa, assim como os coletivos que circulam em Belo Horizonte. Além do mais, os motoristas não cumprem os horários, e a população não tem sido atendida em suas reclamações, pois, com a regulamentação do serviço pela BHTRANS, isso sobrecarregou as demandas deste órgão.
As peruas eram um meio eficaz para os passageiros, mesmo com sua ilegalidade! Mas como a BHTRANS não arrecada com a regulamentação desse meio de transporte, nós, passageiros ficamos reféns de um sistema de transporte público de péssima qualidade.
Assim, entendemos que os veículos suplementares poderiam ser como no passado, sendo mais uma opção para a população Belo-Horizontina, nos trajetos bairro/centro ou centro/bairro, com vans confortáveis e de qualidade.

Assinatura: Marcela Carolina Oliveira Menezes

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