segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Texto nº 5

Pedalada incentiva transporte alternativo
null
Quinta-feira, 22 Setembro, 2011
Projetos propõem a criação de bicicletários públicos e curso para ciclistas

Em protesto contra o trânsito caótico, poluição e acidentes causados pelo excesso de automóveis nos grandes centros urbanos, a capital mineira é palco de um grande passeio ciclístico no Dia Mundial sem Carro (22/9). A pedalada-manifesto é promovida pela Associação Mountainbike BH de Ciclismo, Le Vélo e Pedal de Salto Alto há seis anos em BH para marcar o Dia Mundial Sem Carro. Às 19h, os ciclistas iniciarão o percurso na Praça da Liberdade, seguindo até a Praça da Estação.
Este ano, mais de 300 ciclistas são esperados para percorrer 15km de ruas distribuindo  panfletos educativos para motoristas  alertando sobre o problema do uso excessivo de automóveis e a necessidade de um trânsito mais civilizado. De acordo com o presidente da Associação Mountainbike BH, Lucas Moreira, o número de participantes aumenta a cada ano. “A população tem compreendido a importância de incentivar práticas como essa e o poder público também tem feito a sua parte”, constatou. O vereador Daniel Nepomuceno (PSB) participará da pedalada.
Propostas da CMBH
Segundo dados da BHTrans, em 2011, a frota de veículos na capital mineira já ultrapassou 1,3 milhão, causando impactos alarmantes para o trânsito e para a população. Atualmente, vários projetos que visam contribuir para a melhoria no trânsito e no meio ambiente  tramitam na Câmara Municipal.
Duas propostas do vereador Daniel Nepomuceno tramitam em 1º turno na CMBH. O PL 1870/11, em análise na Comissão de Legislação e Justiça, institui no município de Belo Horizonte o curso de formação para Ciclistas , e o PL 1591/11, em exame na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, cria o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, com o objetivo de avaliar, acompanhar e apresentar sugestões para os problemas relativos ao tema na capital.
O PL 427/09, do vereador Adriano Ventura (PT), em redação final, autoriza o Poder Executivo a criar o Programa BH Educação e Cidadania para o Trânsito, que busca humanizar o relacionamento entre motoristas e veículos motorizados. Além de propor a pacificação do trânsito com foco no pedestre, cria o Programa BH Carona Solidária, que estimula a ocupação completa dos veículos que circulam na área central da cidade.
O vereador João Oscar (PRP) propõe no PL 817/09, que o município disponibilize bicicletários públicos e gratuitos ao longo das ciclovias e em locais de grande fluxo de pessoas, como parques, órgãos públicos, escolas e unidades de saúde municipais, além de terminais e estações do sistema de transporte coletivo. O projeto aguarda votação em 2º turno.
Já o PL 1628/11, do vereador Reinaldo – Preto Sacolão (PMDB), em 1º turno na Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, torna obrigatória a implantação de bicicletário em estabelecimentos não residenciais que atraiam grande número de automóveis. A proposta prevê, ainda, que as empresas disponibilizem vestiários com armários e chuveiros para os funcionários que utilizarem bicicleta como meio de transporte.
O vereador Pablo César Pablito (PTC),  apresentou projeto  que determina a instalação nas ciclovias de estações públicas de reparo de bicicletas, compostas por bomba com manômetro, ferramentas e outros itens a serem definidos em regulamento. O PL 1642/11 tramita em 1º turno nas comissões de Orçamento e Finanças Públicas e de Meio Ambiente e Política Urbana.
Superintendência de Comunicação Institucional